Dicas

Como economizar água no banheiro

O banheiro, um dos nossos espaços mais queridos da casa, leva um título pouco positivo. Ele é considerado o campeão de desperdício de água nas residências, representando 60% do consumo total. E, para nós da Celite, é fundamental mudar esse conceito.

Todos os anos, lançamos muitas linhas de produtos economizadores de água, que se adaptam a todos os perfis de banheiro. Confira alguns dos sistemas disponíveis nas bacias, torneiras e misturadores e veja também dicas importantes para evitar desperdícios com estes itens!

BACIA SANITÁRIA

Dicas
Se você ouvir aquele “barulhinho” de água constante na bacia, verifique se a descarga não está desregulada. Também se atente para não apoiar itens em cima da caixa acoplada, se o botão de acionamento estiver instalado na tampa. Isso pode danificar a peça e ocasionar desperdício com vazão de água sem interrupção.
Nunca, nunca mesmo, coloque peças dentro da caixa acoplada. Dicas, como colocar uma garrafa PET cheia de areia para “enganar” a boia, tornam-se um problema. Ao limitar a quantidade de água necessária para dar vazão aos líquidos ou dejetos, serão necessários mais acionamentos, e por consequência, maior consumo de água. Isso pode também danificar o sistema de descarga da bacia, sendo necessária a substituição. 
E é sempre bom se lembrar de nunca jogar absorventes, cotonetes ou cabelo, porque haverá maior consumo de água para descartar este lixo.

TORNEIRAS E MISTURADORES

Todas as torneiras e misturadores bicomando da Celite contam com acionamento de ¼ de volta. Esse sistema ajuda a controlar a saída de água sem  necessidade de liberar toda a vazão, gerando economia de até 50% de água.  
Já os monocomandos para banheiro Colors, um tipo de “torneira” que controla, em uma única peça, a temperatura da água, contam com sistema click que economiza até 65% de água.
 Ao acionar a alavanca do metal para cima, o som do primeiro clique indica que a vazão está na faixa econômica, de apenas 35%, ou seja, você está economizando 65%. Já o segundo clique sinaliza vazão de 70%, com economia de 30%. O terceiro demonstra o uso de 100% vazão, sem economia.


Dicas 
Não despreze pequenos vazamentos. Uma única torneira pingando pode gastar 46 litros de água por dia. Com um filete de cerca de 1 milímetro são 2 mil litros por dia. Avalie se não há necessidade de substituir o produto por uma peça mais econômica. 
Continue acompanhando as nossas dicas e boa obra!